sexta-feira, junho 02, 2006

A minha "paixão" por Richard Zimler

Descobri numa entrevista do Portal da Literatura com Richard Zimler (que adoro) essas linhas com as quais me identifico perfeitamente e que resumem um pouco o que é a minha vida em Portugal:

"Há uma tendência nos seus livros para o choque de culturas, para o confronto entre diversas formas de vida e de ver o mundo. Sente que é uma necessidade sua enquanto escritor?

Penso que é uma consequência directa de eu (com a minha mentalidade Norte-americana) estar a viver um Portugal há 16 anos. Todos os dias sou confrontado com pequenos choques de cultura. Por um lado é desagradável mas por outro acho muito útil porque põe-me a questionar as minhas opiniões e a minha maneira de pensar sobre questões cruciais (...). Por outro lado, tenho muito curiosidade em relação a culturas diferentes. (...) Sinto-me mais realizado sempre que conheça melhor uma outra cultura."